DESOUTTER 4.0

Acelerar sua transformação

A crescente digitalização do setor de fabricação significa que a era da fábrica inteligente é agora uma realidade. A adaptação de inúmeros equipamentos com sensores e a capacidade de coletar, transmitir e interpretar dados em tempo real, está levando a níveis de rastreabilidade e controle anteriormente impossíveis de alcançar. Isso permite que ferramentas, máquinas e pessoas se comuniquem como nunca antes. Esta tendência, comumente referida como Indústria 4.0, está dando às empresas uma visibilidade muito melhor de seus processos industriais, assegurando que problemas potenciais possam ser identificados antes que ocorram.
Aqui, na Desoutter, estamos comprometidos em transformar a Indústria 4.0 em produtos e serviços que oferecem o máximo benefício aos nossos clientes e parceiros. Desde tempos de inatividade reduzidos até processos de produção mais flexíveis com custos mais baixos, a Indústria 4.0 tem potencial de transformar as formas de organização.
Este livro dedicado atua como um portal para esta jornada transformadora, explicando as origens da Indústria 4.0 em um contexto global e destacando seu impacto nos ambientes de produção. Em última análise, é uma história de como a Desoutter e seus parceiros podem trabalhar juntos para criar as fábricas mais inteligentes do futuro.

Definição de Indústria 4.0
Conceito da Indústria 4.0

Definição de Indústria 4.0

Em termos de significado global, o conceito da Indústria 4.0 é amplamente aceito como representando a digitalização da fabricação. O '4.0' fornece um contexto histórico, posicionando esta nova fase como a quarta transformação na produção. A primeira revolução industrial foi aracterizada pela mecanização através do poder da água e do vapor a segunda viu o conceito de produção em massa através da energia elétrica e a terceira resultou do surgimento do computador e da automação. Agora, temos a quarta fase na fabricação - a criação de fábricas verdadeiramente inteligentes com sistemas ciber-físicos e comunicação através da Internet das Coisas.
De acordo com a consultoria de gerenciamento global McKinsey, a Indústria 4.0 é orientada por quatro tendências tecnológicas identificáveis:

  • O aumento surpreendente nos volumes de dados, o poder computacional e conectividade, especialmente novas redes de área ampla de baixa potência
  • O surgimento de capacidades analíticas e de inteligência de negócios
  • Novas formas de interação homem-máquina, como interfaces tácteis, sistemas de realidade aumentada e wearables
  • Melhora na transferência de instruções digitais para o mundo físico, como robótica avançada e máquinas de impressão em 3-D.

.
Conceito da Indústria 4.0

Nascimento da Indústria 4.0

A Alemanha é amplamente considerada como sendo a nação fundadora do conceito da Indústria 4.0. O nome surgiu de uma iniciativa estratégica nacional para estabelecer o país como o maior fornecedor de sistemas avançados de fabricação. O país tem uma das indústrias de manufatura mais competitivas do mundo, e tem o suporte de uma rede de pesquisa e desenvolvimento de última geração. A forte indústria de máquinas e de manufatura da Alemanha, seu nível globalmente significativo de competências de TI e o seu know-how em sistemas integrados e engenharia de automação significam que ela está extremamente bem colocada para fortalecer sua posição como um dos principais desenvolvedores mundiais de tecnologias Indústria 4.0.


Nascimento da Indústria 4.0
EUA & Fábricas Inteligentes
Conceito da Indústria 4.0

EUA e Fábricas Inteligentes

Se a Alemanha estabeleceu o ritmo em termos de adoção da Indústria 4.0 e surgimento de fábricas inteligentes, é certo que enfrentará um duro desafio à sua posição de liderança pelos EUA, que nos próximos cinco anos deverá investir mais capital na digitalização da fabricação do que qualquer outra nação ou região. Nos Estados Unidos, a Indústria 4.0 é mais conhecida como Internet das Coisas Industrial (IIoT). Com este rápido avanço das tecnologias no ambiente de fabricação, muitas organizações dos EUA estão ocupadas preparando-se para a enorme mudança que está por vir. De acordo com o relatório 'De Dados até Ação' da Harvard Business Review, o aspecto mais difícil para as organizações mudarem o caminho para fábricas mais inteligentes é a sua cultura interna. Para que a Indústria 4.0 atinja todo o seu potencial, as empresas precisam estabelecer uma fonte incontestável de dados de desempenho e proporcionar a todos os tomadores de decisão a capacidade de receber dados em tempo real. A filosofia de tomar decisões baseadas em fatos usando dados de fabricação quantitativos precisará ser treinada em todos os níveis de gerenciamento.


Conceito da Indústria 4.0

China Manufacturing 2025

Enquanto a China continua a ser o maior fabricante do mundo, quando se trata da adoção da Indústria 4.0, o Powerhouse asiático está brincando de pega-pega com muitos dos seus rivais econômicos na Europa e América do Norte. Isso deve-se em grande parte a fatores históricos: enquanto a Alemanha, por exemplo, tradicionalmente se concentrou em sistemas avançados de produção, os pontos fortes da China sempre foram o produto final de menor valor do setor industrial mundial, onde o preço é fundamental. Isso levou a alguns desequilíbrios: atualmente, há apenas aproximadamente 14 robôs industriais por 10.000 operários na China, em comparação com 282 na Alemanha.
Mas os tempos estão mudando e rápido. Os custos de mão-de-obra e matéria-prima estão aumentando na China devido a preocupações ambientais e limitações de recursos, e outros rivais de baixo custo surgiram. A posição da China como fábrica mundial está sob ameaça. Como resultado, o governo chinês agora está interessado em avançar com um caminho de desenvolvimento alternativo, substituindo as instalações de produção antiquadas e investindo em tecnologias modernas baseadas na Internet das Coisas Industrial.


China Manufacturing 2025
Montagem Final
Automotiva & IOT

Assembléia final

A indústria automotiva atualmente sinaliza a crescente demanda por controle de processo para melhorar ainda mais a qualidade dos processos de produção ao mesmo tempo em que reduz as despesas operacionais. Esta indústria está recebendo com euforia a Indústria 4.0. Como um impulsionador de inovação, o setor já está implementando mudanças nos campos de automação, intercâmbio de dados e tecnologias de produção com o objetivo de se beneficiar das oportunidades resultantes. - O processo de aperto de segurança crítico já é monitorado e analisado os dados registrados são usados para otimização do processo. Os sensores registram os dados do processo, com transmissão em tempo real para bancos de dados de nível superior.


Automotiva & IOT

Montagem Camadas

Alimentada pela Internet das coisas, a Indústria 4.0 promete efeitos significativos aos fornecedores de componentes automotivos a baixo custo. A progressão contínua da digitalização oferece a este setor uma ferramenta para melhor reação às crescentes pressões do mercado. Os principais fatores são as reduções no tempo ocioso do sistema, o aumento da produtividade através da automação e otimização de recursos e redução das despesas de manutenção. A Indústria 4.0 permite processos ágeis, melhora a competitividade e promete novas oportunidades de vendas.
Em plantas de produção de componentes, a implementação da Indústria 4.0 oferece um potencial considerável, especialmente na manutenção preditiva. O registro e análise contínuos dos dados do processo permitem que as falhas da planta e do sistema sejam previstas, desenvolvimentos ineficientes sejam corrigidos e aumento da produtividade.


Montagem em camadas
Fábricas Aeroespeciais Inteligentes
Fábricas Aeroespaciais Inteligentes

Fábricas Aeroespaciais Inteligentes

A aeroespacial é uma indústria fantástica e extremamente exigente, muitas vezes sinônimo de pessoal altamente qualificado e tecnologias de ponta. Mas, com uma produção caracterizada por volumes relativamente pequenos, tempos de ciclo longos, grandes componentes e alta variabilidade nos processos de produção, essa indústria oferece desafios específicos quando se trata da disseminação de ferramentas e soluções inteligentes. Como os volumes continuam a crescer com as pessoas viajando cada vez mais, todos os principais OEMs precisam aumentar a eficiência geral do processo, limitar os custos de qualidade e os tempos de ciclo e excluir fatores humanos como fonte de erro. Com software inteligente e redes digitais, as ferramentas de montagem podem agora dar uma contribuição fundamental. Elas oferecem flexibilidade muito maior e podem ser totalmente ligadas tanto entre si como aos sistemas de produção e qualidade dos fabricantes.


Indústria 4.0 Geral

O grande desafio

Os clientes do setor da Indústria Geral querem produtos inovadores, únicos, de alta qualidade e custo-eficientes. Existe uma forte concorrência no mercado GI que oferece produtos similares com ciclos de vida mais curtos dos produtos devido a novos avanços técnicos. Portanto, há uma grande demanda no setor GI para a produção rápida de novos produtos inovadores para o mercado. Conseguimos isso digitalizando completamente o ciclo de vida do desenvolvimento do produto, o que, por sua vez, nos permite fornecer aos clientes rastreabilidade precisa, controle de qualidade e novos produtos custo-eficientes. Ao digitalizar o ciclo de vida do produto, é necessário um modelo completo de dados digitais. Para atender a esses requisitos, as empresas industriais dependem de fabricação inteligente e adaptável. A grande variedade de produtos está integrada com sistemas, sensores e atuadores que estão todos ligados entre si através da internet.


Indústria 4.0 Geral
Desoutter 4.0 papel branco
Desoutter 4.0 papel branco

Acelere sua Transformação

O Desoutter 4.0 papel branco pretende apresentar a visão Desoutter, ajudando você a acelerar sua transformação para a Indústria 4.0. Desoutter 4.0 oferece a você muito mais do que uma solução única, proporcionando-lhe produtos conectados e experiências. Aumente agora o seu tempo de operação, sua flexibilidade e sua produtividade, baixando o Desoutter 4.0: Acelere o seu papel branco de transformação.


Eles confiam em nós

Toyota

Trabalho com a Desoutter desde 2012, quando começamos a utilizar a série de ferramentas de montagem a bateria E-LIT na linha de produção Toyota Prius. Acredito que implementar a Indústria 4.0 em nossa fábrica irá melhorar a comunicação entre diferentes soluções. Buscamos alcançar um bom ambiente de produção que seja fácil de gerenciar, tenha um ótimo controle de qualidade e procedimentos de relatórios simples.

Acredito que as soluções Indústria 4.0 Desoutter ajudam a facilitar a comunicação entre diferentes ferramentas, bem como soluções externas, para melhorar o processo de produção. No momento, estamos usando as ferramentas E-Pulse da Desoutterna nossa linha de montagem, pois sua alta velocidade e baixa reação de torque atende nossas necessidades. No futuro, planejamos usar ferramentas sem fio no maior número de aplicações possível. No cenário ideal, teremos todas as ferramentas a bateria se comunicando entre si, bem como com o ERP da planta.

Jaguar Land Rover

Utilizamos as ferramentas e as soluções de fixação Desoutter em nossas instalações de preparação e montagem final em nossa planta de Changshu. No momento, estamos instalando as soluções do sistema de controle de processo PivotWare da Desoutter em áreas estratégicas. Elas ajudam a resolver vários requisitos de fabricação complexos, o que permite que nossos operadores se concentrem em realizar processos difíceis corretos a cada vez, melhorando a qualidade. Para nós, a Indústria 4.0 ou China 2025, é o próximo passo para melhorar a conectividade.

Queremos conectar nossos equipamentos de forma perfeita para criar sistemas de fabricação mais eficientes que nos ajudem a criar melhores produtos e atender aos requisitos dos clientes mais rapidamente. Nós planejamos fazer de nossa segunda instalação de preparação e montagem final uma fábrica inteligente.

Desoutter está nos ajudando a criar uma rede de ferramentas totalmente conectada, onde podemos acessar instantaneamente os dados de desempenho de nossas ferramentas e fixações para identificar e resolver antecipadamente problemas potenciais.

Hella

Na Hella Autotechnik, criamos novos processos e os tornamos realidade, além de melhorar os processos existentes. Começamos a trabalhar com a Desoutter em 2007, quando procurávamos tecnologias avançadas para melhorar nossos processos de produção. A Desoutter propôs soluções personalizadas e inovadoras para nos ajudar a alcançar nossos objetivos. Acreditamos que a Indústria 4.0 é uma excelente oportunidade para reforçar as nossas competências de fabricação e alavancar os benefícios dessas tecnologias, ajudando-nos a desenvolver e fabricar produtos de forma mais rápida, mais barata e com maior precisão.

Estamos nos preparando para iniciar o serviço Smart Start da Desoutter , ferramenta de instalação 'turnkey', que é muito útil, bem como ferramentas a bateria para melhorar a flexibilidade e a mobilidade.

Honda

Sou reponsável pela manutenção de ferramentas na fábrica da Honda em Bangkok. Trabalhamos com a Desoutter desde 2010, quando começamos a usar as ferramentas de pulso a óleo da Desoutter na linha de montagem. No momento, estamos usando as soluções Desoutter, juntamente com ferramentas a bateria para otimizar a flexibilidade do processo de montagem. Estamos focados em reduzir o tempo até o mercado e planejamos aumentar o uso da automação em nossas linhas de montagem e melhorar a interface do operador em um futuro próximo.

Acredito que a Indústria 4.0 nos tornará um parceiro atraente para se trabalhar , tornando-nos mais eficientes e responsivos às demandas de customização. Eu considero a Desoutter uma empresa inovadora que assumiu um papel ativo na implementação da Indústria 4.0 na Tailândia.

Valeo

Comecei a trabalhar com a Desoutter há mais de sete anos, quando adquirimos Soluções Desoutter para uso em aperto de válvulas de expansão e tubos na linha de montagem do evaporador. Na fábrica da Valeo na Tailândia, já estamos implementando a Indústria 4.0.

Temos um programa interno que monitora o centro de produção. Quando um alarme é acionado, somos alertados imediatamente e podemos verificar sua origem usando um computador ou um telefone celular, sem a necessidade de visitar o local. No futuro, esperamos implementar as tecnologias da Indústria 4.0 em toda a fábrica, pois isso irá melhorar a rentabilidade. Estamos especialmente interessados nas ferramentas sem fio e nas novas soluções de montagem inovadoras que a Desoutter está desenvolvendo. Esperamos que as soluções da Desoutter sejam amigáveis ao usuário, de fácil acesso e permita a coleta de dados sempre que o usuário desejar.

SAAB

Com suas ferramentas confiáveis e soluções de montagem inovadoras que nos ajudam a melhorar a produtividade, acredito que a Desoutter está um passo à frente no mercado de montagem. Utilizamos as pequenas máquinas de perfuração manual da Desoutter há mais de uma década e, nos últimos três anos, utilizamos a linha Seti-Tec de ferramentas de perfuração elétricas, particularmente as Unidades de Perfuração Automáticas.

Nós já alcançamos a fase de validação, testando as soluções da Indústria 4.0 da Desoutter, incluindo os leitores de código QR, Sistemas de controle de processo PivotWare e um novo software. O objetivo é permitir a comunicação entre operadores, HMI e as ferramentas .

Ford

A Ford usa os produtos da Desoutter em sua fábrica em İnonu, na Turquia, há muito tempo e trabalhei com essas ferramentas desde que entrei na empresa há sete anos. Nós fabricamos motores para caminhões e veículos comerciais e adotar a Indústria 4.0 é muito importante para nós, pois nos permite otimizar a eficiência de nossas linhas de produção e garantir os processos de produção. Atualmente, estamos usando o controle de código de barras da Desoutter com o programa de controle avançado e todas as nossas unidades de ferramentas estão conectadas aos controladores CVI NET WEB para rastreabilidade. Embora a implementação da Indústria 4.0 vá levar algum tempo, estamos avançando gradualmente. A este respeito, pensamos que a solução de controle de processo do Pivotware da Desoutter tem um grande potencial.

Geely

Trabalhamos com a Desoutter desde 2010 e atualmente utilizamos seus controladores CVI NET WEB para fornecer rastreabilidade de dados em tempo real em muitas de nossas fábricas na China. As ferramentas inteligentes da Desoutter e o banco de dados nos levam a realizar uma manutenção pró-ativa regularmente, para otimizar a disponibilidade da planta.

Uma fábrica digital é uma pré-condição necessária para alcançar uma fábrica inteligente. Como parte da nossa estratégia de Indústria 4.0, estamos coletando dados da classe A em nossas unidades de montagem final para otimizar o processo de montagem. O próximo passo é investir na automação de máquinas e na tecnologia cobot.

LS Cable Systems

Sou responsável pela implementação do plano de fabricação e engenharia da nossa empresa, um importante impulsionador que está melhorando a produtividade. Atualmente, estamos usando as soluções Desoutter, juntamente com um programa de controle de processos que desenvolvemos internamente, para fornecer rastreabilidade em nossas operações críticas.
< br>Eu acredito que a SMART factory e a indústria 4.0 são o caminho a seguir para compartilhar dados, melhorar a conectividade e facilitar o monitoramento e o controle de diferentes aplicações. Ainda não temos um plano para adoção da Indústria 4.0 na companhia, mas estamos trabalhando nisso! Nós conhecemos as soluções de Indústria 4.0 da Desoutter, visto que trabalhamos com a equipe da Desoutter coreana há muitos anos.

Desoutter

A empresa já estava usando as soluções de aperto da Desoutter com sucesso quando cheguei. Continuamos a implementação de soluções de montagem e estamos implantando atualmente o sistema de orientação do operador PivotWare desenvolvido pela Desoutter. Eu considero a Indústria 4.0, entre outros aspectos, como a capacidade de controlar todo o processo de produção através da comunicação integrada entre ferramentas, máquinas e operadores, usando a digitalização para melhorar o compartilhamento de dados.

A implementação em nossas linhas de montagem dos sistemas de aperto Desoutter nos permitiram controlar e rastrear etapas-chave do processo . No entanto, a integração do PivotWare é uma etapa importante para a Indústria 4.0. Ela proporciona ao operador acesso imediato a todas as informações técnicas necessárias para atender sua ordem de produção e garantir a execução correta de todas as etapas do processo. Consideramos isso como a base para manter a confiança de nossos clientes.

Garanta seu Roadmap da Indústria 4.0! Garanta seu Roadmap da Indústria 4.0!